Economista do DF recebe homenagem no Rio de Janeiro

Durante a realização do 11º Congresso Brasileiro das Cooperativas de Crédito – CONCRED -, no Rio de Janeiro – RJ -, durante os dias 28 a 30 de setembro/16, o Economista do Distrito Federal Marconi Lopes Albuquerque, recebeu justa homenagem pelos anos dedicados ao fortalecimento e crescimento do sistema nacional de cooperativas de crédito.

O CONCRED, é realizado de forma bienal, neste ano no Rio estiveram reunidos 1.450 congressistas para debaterem o sistema cooperado de crédito no Brasil e no mundo, em vários painéis e debates. Constando o crescimento do mercado nacional no cenário mundial foi um grande destaque. Atualmente, o cooperativismo de crédito já representa 18% das agências bancárias e administra 5% do total de depósitos no Brasil. No olhar para fora do país comprova o potencial de crescimento das cooperativas, que as cooperativas de crédito já atendem a 25% da população americana, com um total de 102 milhões de associados. Lá, as cooperativas contam com ativos de mais de US$ 1 trilhão. E na Alemanha, onde cooperativismo de crédito conta 160 anos de tradição, 1 em cada 4 pessoas é associada de alguma cooperativa, num total de 20 milhões de cooperados.

Na oportunidade, o Economista Marconi, foi homenageado como um dos ícones do cooperativismo financeiro nacional pelo trabalho realizado ao longo de 20 anos como presidente de Sicoob Executivo, fundador e presidente da Central do Sicoob no DF, presidente da Confederação Brasileira de Cooperativas de Crédito (CONFEBRAS) e fundador do Banco Cooperativo BANCOOB.

rio-ecn2“Foi muito gratificante atestar a grandiosidade do Congresso, evento presidido por mim em 3 oportunidades e, mesmo me encontrando afastado do sistema cooperativo há quase 10 anos, receber o reconhecimento e o carinho de inúmeras pessoas que se mostravam felizes ao me encontrar.”, declara Marconi,  que prossegue “É como se costuma dizer por aí : quando se encara os desafios como missão e se trabalha não para si, mas para o bem comum, o sentimento de realização é incrível.”.

A conclusão do 11º CONCRED se dá na importância do crescimento sustentável do modelo de cooperativismo de crédito poderá trazer vantagens para toda a sociedade, sobretudo as comunidades menos atendidas pelo sistema bancário tradicional.