Contribuição Sindical 2018

Prezado Economista, o boleto da Contribuição Sindical 2018 será entregue pelo correio ate o próximo dia 10/02 cujo o vencimento será no dia 28/02/2018. Em caso de duvidas contactar pelo email: atendimento.sindecondf@gmail.com.

Flauzino Antunes Neto
Presidente Sindecon DF

1º de maio, dia do Trabalhador

1maioEm 1886, no dia 1º de maio, realizou-se uma manifestação de trabalhadores nas ruas de Chicago nos EUA.Essa manifestação tinha como finalidade reivindicar a redução da jornada de trabalho para 8 horas diárias, teve a participação de milhares de pessoas e ocasionou uma greve geral nos Estados Unidos. Nos dois dias posteriores, mais reflexos do dia 1º, que resultaram em mais confrontos e mortes. Estes acontecimentos passaram a ser conhecidos como a Revolta de Haimarcet.

Três anos mais tarde, no dia 20 de junho de 1889, a segunda Internacional Socialista reunida em Paris decidiu por proposta de convocar anualmente uma manifestação com o objetivo de lutar pelas 8 horas de trabalho diário. A data escolhida foi o primeiro dia de maio, como homenagem às lutas sindicais de Chicago. Em 1º de maio de 1891 uma manifestação no norte de França é dispersada pela polícia resultando na morte de dez manifestantes. Esse novo drama serve para reforçar o dia como um dia de luta dos trabalhadores e meses depois a Internacional Socialista de Bruxelas proclama esse dia como dia internacional de reivindicação de condições laborais.

Em 23 de abril de 1919 o senado francês ratifica o dia de 8 horas e proclama o dia 1 de maio desse ano dia feriado. Em 1920 a União Soviética adota o dia como feriado nacional, e este exemplo é seguido por muitos outros países. Apesar de até hoje os estadunidenses se negarem a reconhecer essa data como sendo o Dia do Trabalhador, em 1890 a luta dos trabalhadores estadunidenses conseguiu que o Congresso aprovasse a redução da jornada de 16 para 8 horas diárias.

No Brasil, desde 1925, se torna feriado o dia do Trabalho, mas é a partir da Era Vargas, que temos os avanços laborais no país. Em 1º de maio de 1940, o presidente Getúlio Vargas instituiu o salário mínimo. Este deveria suprir as necessidades básicas de uma família (moradia, alimentação, saúde, vestuário, educação e lazer). Em 1º de maio de 1941 foi criada a Justiça do Trabalho, destinada a resolver questões judiciais relacionadas, especificamente, às relações de trabalho e aos direitos dos trabalhadores. Outra conquista muito importante atribuída às lutas do dia do trabalhador foi a criação da Consolidação das Leis do Trabalho – CLT, em 1º de maio de 1943. Aponta-se que o caráter massificador do Dia do Trabalhador, se expressa especialmente pelo costume que os governos têm de anunciar neste dia o aumento anual do salário mínimo.

Em 2016, não obtivemos avanços aos trabalhadores para comemorar, e sim, temos indicadores econômicos que nos colocam no pior cenário dos últimos 10 anos: juros altos, inflação corroendo salários, investimentos públicos e privados baixíssimos, o que resultou em nada menos do que 10 milhões de trabalhadores e trabalhadoras desempregados. E o cenário político futuro nos aponta com mais ataques aos direitos dos trabalhadores, tais como o fim da CLT, retrocesso nos critérios para atualização e recomposição do poder de compra do salário mínimo, cortes na previdência, aumento da idade mínima para aposentadoria (igualando de idade entre homens e mulheres para aposentadoria) e aumento dos impostos. E nada que signifique avanços na redução do abismo da desigualdade, tal como a instituição do imposto sobre as grandes fortunas, ou fim de subsídios para as classes A e B.

Convidamos trabalhadores e trabalhadores à reflexão de que os avanços conquistados é fruto de muita luta, de muitas vidas que se foram. Para além da conquista de novos direitos da classe trabalhadora, temos de avançar em muitas outras frentes, assegurando tais direitos e demarcando espaços, para que jamais possamos retroceder a 1886. Especialmente, na representação dos Economistas do Distrito Federal.

corecon2-logo

logo-fenecon

cgtb-logo

cnpl-logo

 

 

United Kingdom Bookmaker CBETTING claim Coral Bonus from link.