CGTB e Fórum de Combate à Terceirização pedem a derrubada do PLS 30/15

O presidente da Central Geral dos Trabalhadores do Brasil do Distrito Federal – CGTB/DF, Flauzino Antunes Neto, reuniu-se, nesta quarta-feira (9), em conjunto com as entidades ligadas ao Fórum de Combate à Terceirização, com o Ministro do Trabalho e Previdência Social, Miguel Rossetto. Na ocasião, Flauzino colocou a posição histórica da CGTB contra esse projeto de lei desde a época da PL 4330/2004, e que esses tipos de ataque aos direitos dos trabalhadores partem de um plano maior para aumentarem os lucros do setor produtivo em detrimento aos direitos dos trabalhadores. Solicitou também, uma posição do governo contrário ao PL, no Congresso Nacional, o atual (*PLS 30/2015* http://www25.senado.leg.br/web/atividade/materias/-/materia/120928) com relatoria do Senado Paulo Paim (PT/RS). Rossetto comprometeu-se em articular com a base parlamentar do governo para garantir a manutenção das discussões e debates em torno do PLS 30 no Senado Federal.

O ministro apresentou-conhecimento em relação à precarização das relações de trabalho; ao aumento do desemprego; à diminuição do nível de salário, entre outros problemas relacionados aos contratos trabalhistas terceirizados, que se empenharia para derrubada do PLS 30.

De acordo com Flauzino, desta conversa saiu o compromisso, mesmo nesse momento de crise política e econômica, de que o governo atuará, através de sua base no Congresso Nacional, primeiro para garantir que os trabalhadores não sejam atropelados por uma votação da noite para o dia, que se respeite a relatoria do senador Paulo Paim. Em segundo lugar, foi montado uma agenda de discussões sobre o tema em todas as capitais brasileiras, que se encerram esta semana em Palmas/TO e Goiânia/GO, com uma conclusão em um grande debate nacional, previsto para o mês de maio, em Brasília, que após isso o Senador Paim, possa fazer um relatório tendo por base a opinião do Brasil, e não apenas de alguns segmentos empresariais e políticos do país. Para posterior apreciação do Senado.